Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

13:59

Ceia Light

Postado por Regina Lima |

Você que quer fazer uma ceia de fim de ano e tem medo de ganhar peso ou quebrar sua dieta.

veja algumas dicas que voce pode acrescentar em sua ceia.


Cuidado com os ingredientes adicionados ao arroz

O arroz é considerado o melhor carboidrato para acompanhar os assados nas ceiasde final de ano. Pode ser integral ou polido, não há diferença calórica entre eles, sendo o integral mais saudável por ser rico em fibras e nutrientes.


Servido à grega, indiano, com lentilha ou na forma de risotos, ele é indispensável em um cardápio equilibrado. “O cuidado é com o que acrescentamos ao arroz.


Devemos optar por carnes magras frescas ao invés de embutidos como presuntos, peito de peruou blanquette, mesmo que magros, ou adicionar apenas vegetais ou oleaginosas, no arroz à grega, uma vez que a oferta protéica a partir das carnes costumaser farta nessas ocasiões.”, sugere Mariana Reis.


Prepare uma farofa mais magrinha

A farofa é outra delícia que pode fazer parte das ceias de final de ano.

É importante saber que cada colher de farinha de mandioca ou de milho usada no preparo da farofa equivale em calorias e em carboidrato a até três colheres de arroz, isso sem contar todos os ingredientes utilizados no preparo da farofa.

“Aqui, vale tudo para reduzir o valor calórico, como evitar fritar a farinha em óleos e margarinas, uma vez que esses ingredientes são gorduras e, portanto, muito mais calóricos do que a própria farinha”, afirma a nutricionista Juliana Schmitt, nutricionista da rede de Clínicas Anna Aslan da unidade de Porto Alegre.


Não podemos alterá-las para uma versão onde os alimentos e as receitas nada têm a ver com as festase a tradição do final de ano.


“A mesa precisa do assado, da farofa, do arrozelaborado, das frutas secas, das castanhas e das sobremesas. Mas tudo deve ser preparado para uma deliciosa noite de festas, não para uma semana de comemoração, como acontece quando exageramos nas porções e variedade, que voltam à geladeira e à mesa, várias vezes, na semana após a festa”, recomenda a nutricionista Renata Rothbarth da unidade de Curitiba da Redede Clínicas Anna Aslan.


Panetones devem ser consumidos com moderação

O panetone é uma das iguarias natalinas mais calóricas. “Mas nem por issoprecisamos cortá-lo do nosso cardápio, pois há pessoas que esperam o ano inteiro para se fartar com a iguaria. Sugiro que o panetone tradicional seja consumidocom moderação.

É possível substituir o pão francês com manteiga ou geléia por uma fatia fina de panetone no café da manhã


Há também a opção do panetone light.

A nutricionista lembra que para quem está tentando manter o peso, as versões do panetone que fogem da tradicional - chocolate, recheados com mousse, com gianduia, com nutella – estão fora de cogitação

.Prefira carnes mais magrasDevemos escolher as carnes magras, como o tender, o chester, o lombo ou até o cordeiro, que mesmo não sendo tão magra, ainda assim é melhor escolhaque o pernil ou o leitão.

“Mesmo as carnes mais tradicionais, como o pernil,podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções.

Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma, ou um pedaço pequeno de cada opção”,


Atenção com as frutas da época, elas são todas muito calóricas

Tâmaras, damascos, castanhas e figos não podem ser consumidos à vontade.

“Estas frutas da época são todas muito calóricas. Devemos consumi-lascom moderação.

Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos uma porção para a família toda e não comemos tanto.

As versões cristalizadasdestas mesmas frutas são mais calóricas ainda do que as frescas e devem ser consumidas com mais moderação”


Evite o excesso de sobremesas

As sobremesas desta época do ano são, em geral,muito calóricas, principalmente, as que utilizam leite condensado e/ou creme de leite na sua composição.

“As gelatinas incolores podem ser utilizadas comouma alternativa.

Existem formas muito criativas de prepará-las, deixando-as mais agradáveis e apetitosas, como por exemplo, prepará-las usando o suco e pedaçosdas frutas.

Podemos, também, servir um banquete de frutas como sobremesa, reduzindo o valor calórico e aumentando a oferta de nutrientes da ceia”, orienta a nutricionista.


A ceia deve durar apenas um dia

O comportamento mais recomendável para não ganhar peso no final de ano é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal, e com a de Ano Novo, na noite do dia 31.

“No dia seguinte a estas datas, devemos adotar uma dieta balanceada e leve.

As compensações e dietas restritivas em nada nos ajudam. A ingestão de uma quantidade maior de água sempre ajuda a combater a desidratação, causada pelas bebidas alcoólicas e pelo consumo muitas vezes exagerado do sal”,


Boas Festas e Vigie nas delícias das Festas.....

Bjs Regina

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe