Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

10:37

Alimento anti-stress

Postado por Regina Lima |

Conheça os alimentos anti-estresse


A laranja promove um melhor funcionamento do sistema nervoso
Valéria Goulart, médica nutróloga e endocrinologista, estudiosa em terapia ortomolecular e estética médica, cita alguns os "alimentos campeões", fontes de nutrientes necessários no combate ao estresse:
Alface: a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.

Laranja: promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.


Dieta promete reduzir efeitos do estresse

Alimentação balanceada pode minimizar os sintomas do estresse

Uma alimentação balanceada pode minimizar os sintomas do estresse. Durante períodos de estresse, é necessário maior consumo de determinadas proteínas, vitaminas e minerais para manter o organismo funcionando adequadamente.
Valéria Goulart, médica nutróloga e endocrinologista, estudiosa em terapia ortomolecular e estética médica desenvolveu um cardápio voltado para pessoas que sofrem de estresse, mal que acomete cerca de 70% da população brasileira, segundo último levantamento realizado pelo Isma (International Management Stress Association).

A dieta sugerida por Goulart baseia-se, entre outras pesquisas, em resultados de estudos que comprovaram que a ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

"Uma alimentação balanceada é fundamental no combate ao estresse. O organismo sob efeito do estresse funciona de forma inadequada, consumindo desordenadamente a glicose, principal combustível do nosso corpo", explica Goulart.

Dessa forma, o cortisol provoca o desgaste das proteínas do músculo, fonte de energia mais eficaz do que a gordura do corpo. Quando isso acontece, recomenda-se o aumento do consumo de carboidratos e uma dose extra de proteínas para impedir o desgaste muscular.

"A vitamina C é um grande aliado, mas o organismo necessita de outros nutrientes, que também têm funções vitais no combate ao estresse", relembra a especialista, que indica um cardápio rico em nutrientes como as vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina 1 (tiamina), B2 (riboflavina), niacina, B5 (ácido pantotênico), B6 (cloridrato de piridoxina) e colina.

"Devido aos seus papéis no metabolismo dos carboidratos, as vitaminas B1, B2 e a niacina são usadas em doses maiores durante o estresse. Já as vitaminas B5, C e colina são elementos necessários na produção de hormônios liberados durante a resposta do organismo aos efeitos do estresse", explica Goulart. A deficiência dessas vitaminas pode levar a reações de ansiedade, depressão, insônia e fraqueza muscular.

Sugestão de cardápio

Alimentos Quantidade Substituições
Café da manhã
café 1 xícara chá
leite desnatado 1/2 copo queijo branco, coalhada, iogurte desnatado
pão integral 2 fatias bolacha água e sal (4), torrada (4), pão glúten (2)
margarina light 1 colher de chá ricota, queijo branco, requeijão light

Lanche da manhã
fruta ou suco 1 unidade, fatia ou copo laranja, abacaxi, banana, melancia, mamão, melão, uva, figo, ameixa, pêssego, morango, goiaba, maçã e pêra

Almoço e jantar
salada crua à vontade alface, agrião, almeirão, e tomate, escarola, pepino, acelga, repolho, pimentão, nabo, rabanete, espinafre, palmito
chuchu 3 colheres de sopa couve, abobrinha, cenoura, beterraba, brócolos, couve-flor,abóbora, berinjela, aspargo
arroz 3 colheres de sopa batata, macarrão, mandioca, milho verde, mandioquinha
feijão 2 colheres de sopa lentilha, ervilha, grão de bico, soja
carne 1 pedaço ou 3 colheres carne moída, frango, ovos, sardinha fresca, atum, fígado, miúdos,peixes,camarão, lagosta, mariscos
fruta 1 fatia ou unidade qualquer das acima, pudim ou gelatina dietética, 1 vez ao dia

Lanche da tarde
café 1 xícara chá
leite desnatado 1 copo queijo branco, coalhada, iogurte desnatado
pão integral 1 fatia bolacha água e sal (2), torrada (2), pão glúten (1)
margarina light 1 colher de chá ricota, queijo branco, requeijão light

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe