Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

13:35

Previna-se

Postado por Regina Lima |

Previna-se contra o câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O auto-exame é a maneira mais fácil de diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais. No entanto, o Inca adverte que ele não substitui o exame clínico de mama. Por isso, as mulheres devem ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

Se você tem menstruações, faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Caso não tenha, marque um dia do mês, por exemplo, dia 15, e faça o exame sempre neste dia. A finalidade do exame não é encontrar alguma coisa, mas acostumá-la a examinar a sua mama.

Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe as formas, a cor e a textura da pele. Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho. Agora, coloque a mão na cintura e examine novamente suas mamas.

Levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Use as polpas de seus dedos e não as pontas ou as unhas. Não faça o movimento de "pegar alguma coisa", mas sim de "sentir" a mama. Repita o movimento na outra mama. Aperte gentilmente seus mamilos (bicos do seio) e observe se sai algum líquido.
Lembre-se: o que você vê ou sente em sua mama não significa que tenha câncer, mas é um sinal importante para procurar o seu médico.

Uma das formas mais úteis, simples, rápidas e sem qualquer custo para detectar a tempo e em fase precoce qualquer alteração na mama, é o auto-exame das mamas. As mulheres podem cuidar da saúde das mamas ao realizar um auto-exame por mês, ao entender os riscos da doença e ao informar a tempo para o seu médico qualquer alteração nas mamas. Este auto-exame é necessário, mas não substitui o exame periódico que deve ser feito por um médico .

No chuveiro
Levante o braço direito. Utilize as pontas dos dedos da mão esquerda para pressionar cada parte da mama direita. Suavemente, tente sentir algum volume ou alguma alteração sob a pele. Em seguida, levante o braço esquerdo e utilize a mão direita para examinar a mama esquerda.

Diante de um espelho
Coloque os braços para baixo, ao lado do corpo. Observe as duas mamas e verifique se há alguma alteração não usual, tal como secreções no mamilo, reentrâncias, ou mudança na textura da pele, entre outras. Coloque as mãos atrás da cabeça e observe se há alguma alteração na forma ou no contorno das mamas. Aperte os mamilos com suavidade e observe se surge alguma secreção.

Deitada
Deite-se de costas com o braço esquerdo sobre a cabeça e uma almofada debaixo do seu ombro esquerdo. Coloque a mão esquerda atrás da cabeça. Utilize a mão direita para começar a tocar a mama esquerda suavemente, mas com firmeza.
Começando na axila, mova a mão para baixo ou abaixo da mama. Agora, mova os dedos para cima e para baixo novamente. Continue movendo os dedos para cima e para baixo até que tenha coberto toda a área.
Descanse o braço em uma superfície firme e utilize o mesmo movimento de baixo para cima para examinar a área entre a mama e a axila em geral.

Fonte: http://www.esperancaevida.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe