Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

15:03

Arrumação da mesa

Postado por Regina Lima |

- Souplat, prato raso, prato de sopa e, um pouco acima, à esquerda, prato para pão.
- Talheres (da direita para a esquerda): colher de sopa, faca de peixe e faca de mesa;(da esquerda para a direita): garfo de peixe e garfo de mesa;(parte superior do prato): garfo de sobremesa virado pata à direita, e acima, colher de sobremesa virada para esquerda.
- Guardanapos: sobre o prato raso ou à esquerda dos garfos (no caso de ser servida sopa ou uma entrada).
- Copos (da esquerda para a direita, acima das facas): água, champanhe, vinho tinto e vinho branco.
- Centro de mesa: um arranjo de flores enfeita a mesa, mas deve ser suficientemente baixo para não atrapalhar a visão dos convidados.
- Saleiro e pimenteira: ficam distribuídos ao longo da mesa, contando-se um jogo para cada quatro ou cinco convidados.
- Café: o ideal é servi-lo quando os convidados estiverem acomodados na sala de estar, após o café, serve-se o licor.

Cardápio
Primeira sugestão: não queira servir um festival de tira-gostos como entrada. E não tente inventar moda nessa hora. "Torradinhas com patês e decorações coloridas são ótimas opções", sugere Flávia Quaresma, banqueteira do Rio de Janeiro. "Poupa tempo e dispensa a necessidade de outros aperitivos." Também não é o caso de querer impressionar os convidados preparando dois tipos de carne, por exemplo. Escolha apenas uma receita e lembre-se de avisar qual será o cardápio. A ordem de servir os pratos é: entrada, saladas, entrada quente (massa ou risoto etc), prato principal e sobremesa.Atualmente, os coquetéis começam às seis horas e se prolongam, muitas vezes, pela noite. Alguém que oferece um grande coquetel numa casa pequena terá de arranjar espaço, no que toca ao arranjo dos móveis, e retirar o que possam atrapalhar os seus convidados: objetos de arte semeados aqui e ali, plantas delicadas, crianças pequenas e cachorrinhos. Grandes cinzeiros comuns serão espalhados por todos os cantos, a fim de evitar possíveis danos.
A um canto da sala principal será armado o bufê e, naturalmente, o bar. Outra idéia: vinho espumante pode substituir o champanhe. Uma ou duas pessoas da casa ficarão encarregadas de prover as bebidas ou deixe o vinho num balde com gelo sobre o aparador, arrume os copos em volta para que cada um se sirva. Isso dará a você mais tempo para ficar na companhia dos amigos.

O Chá
O chá quente deve ser sempre servido pela anfitriã ou por uma amiga que lhe faça às vezes, mas nunca pela empregada, exceto nos grandes chás. Quando o chá é informalmente servido à mesa do almoço, as xícaras são distribuídas pela anfitriã; cada chávena é servida por sua vez, a fim de que a bebida não esfrie.

Brindes e discursos.
Uma pessoa educada é capaz de proferir palavras de saudação, brinde ou discurso quando solicitada a fazê-lo em um almoço ou jantar, ou quando percebe que é oportuno e esperado que tome tal iniciativa.
.No entanto, nem todos gostam de álcool. Para os abstêmios serve-se água mineral, sucos de frutas ou refrigerantes.Nunca se toma uma bebida à mesa estando com a boca cheia e sem antes limpar os lábios com o guardanapo.

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe