Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

11:17

Alto-Estima

Postado por Regina Lima |

Cultive uma boa auto-estima

Ter auto-estima é saber valorizar a si mesmo como uma pessoa importante; é ter amor-próprio. A auto-estima funciona como o “sistema imunológico da consciência”, pois quem possui uma auto-estima elevada tem mais resistência às intempéries, força de vontade e capacidade para ultrapassar os obstáculos e recomeçar após frustrações e fracassos. Contudo, quando a auto-estima está baixa, a resistência da pessoa diante das adversidades da vida diminui. Ela passa a ser mais influenciada pelo desejo de evitar a dor do que de vivenciar o prazer; e os fatores negativos de sua vida têm mais poder sobre ela do que os positivos.

A auto-estima é aprendida no seio da família, por meio do amor, da admiração mútua e dos limites que os pais impõem aos filhos para protegê-los de ameaças externas e ensinar-lhes a ser responsáveis, a família não terá uma boa estrutura, não cultivará bons hábitos, não terá uma boa auto-imagem e auto-estima, e não será feliz.

Os estudiosos do desenvolvimento infantil afirmam que, se uma criança é tratada com amor e respeito, internaliza-os e trata os outros da mesma maneira. Porém, se ela for desprezada e desrespeitada, poderá abrigar sentimentos de medo e ódio por si mesma, e terá problemas relacionais.

Se os pais não elogiam os filhos por aquilo que tem de bom nem se preocupam em saber por onde andam e o que estão fazendo, sentimentos de rejeição vão enraizar-se no coração deles, fazendo com que tenham pensamentos negativos do tipo: “Não sou importante para a minha família, pois meus pais não perguntam por mim nem se preocupam em saber como estou e o que estou fazendo”.

Evite que isto aconteça com seus filhos. Diga que os ama, elogie-os, incentive-os, mantenha o diálogo entre vocês, estabeleça regras claras e distribua tarefas dentro de casa. O pai, a mãe e os filhos têm, respectivamente, os seus valores e as suas funções a ser desenvolvidas dentro do lar, para que a convivência seja amistosa e feliz, todos tenham uma boa auto-estima e desenvolvam-se plenamente como seres humanos.

Texto extraído da Bíblia com orientações de saúde física, emocional e espiritual.
Dicas de saúde física
Alimente-se de forma equilibrada e saudável

A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para uma máquina, pois as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os sais minerais presentes nos alimentos que consumimos diariamente são nutrientes indispensáveis para a saúde e o bom funcionamento do nosso organismo.

O leite e seus derivados, a carne e os ovos são as principais fontes de proteínas. As frutas, os legumes e as verduras são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais.

A falta desses alimentos pode causar problemas graves à saúde, fraqueza, apatia, anemia, raquitismo, doenças de pele, cáries, nervosismo e depressão. Mas atenção! A super alimentação também traz problemas, como a obesidade, a hipertensão, o diabetes e doenças cardíacas. Por isso, não se deve abusar de alimentos com altos teores de açúcar, gordura animal ou vegetal.

Sendo a alimentação um dos fatores mais importantes para a nossa saúde, é natural que nos preocupemos com a qualidade dos alimentos que ingerimos. Mas diante da imensa variedade de produtos disponíveis atualmente, nem sempre é fácil decidir sobre que alimentos merecem ser consumidos e os que devem ser desprezados.

Na hora das compras, adote alguns critérios para minimizar os riscos à saúde:

• Evite produtos industrializados e embutidos. Prefira alimentos naturais, como cereais integrais, frutas, hortaliças e carnes não industrializadas.
• Balas, chicletes e outras guloseimas escondem perigosos coquetéis químicos. Evite utilizá-los e oferecê-los às crianças. Habitue-se a comer frutas entre as refeições principais.
• Doces e produtos de confeitaria de cor intensa são altamente suspeitos, bem como coberturas de coloração metálica. Evite-os.
• Margarinas, iogurtes de frutas, cremes e recheios de biscoitos geralmente recebem alta carga de aditivos químicos. Tenha cuidado com eles.
• Verifique a embalagem. Rejeite latas estufadas, amassadas ou enferrujadas. Confira sempre se o produto está dentro do prazo de validade.
• Evite refrigerantes e refrescos artificiais. Para matar a sede, prefira água pura ou sucos naturais caseiros.

Texto extraído da Bíblia com orientações de saúde física, emocional e espiritual

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe